• VIDUPLO® | SYSTEM GLASS BATH
  • VIDUPLO® | GLASS PLUS
  • VIDUPLO® | SYSTEM GLASS KITCHEN
A D G P S V W
A - C

 

A

Absorção energética ( Ae )
Percentagem de energia absorvida pelo vidro que provoca o seu aquecimento. Esta grandeza permite determinar os riscos de rotura por choque térmico e avaliar a necessidade de temperar o vidro.

APCER
Associação Portuguesa de Certificação.

Árgon
Gás inerte incolor e inodoro que entra na composição de vidros duplos (Câmara) para aumentar a sua performance térmica.

Atenuação Acústica
Ver Índice de Isolamento Acústico.

Auto-limpeza
Propriedade dum vidro revestido com uma capa fotocatalítica e hidrófila. A capa recorre à acção dupla dos raios UV e à água para decompor as sujidades orgânicas e eliminar as partículas minerais. O vidro mantém-se limpo durante mais tempo e também é mais fácil de limpar.


B

Baixa emissividade
Propriedade da superfície do vidro que permite a redução das trocas de radiação e desta forma melhorar o coeficiente U dos vidros duplos que integra que são assim considerados vidros duplos de baixa ou reduzida emissividade.

Balanço energético
Ou U para balanço. Balanço das trocas térmicas (entradas e perdas) através de vidros ou janelas.

Barreira de selagem do vidro isolante
Produto, geralmente à base de polisulfureto, silicone, poliuretano ou butilo hot-melt, assegurando a integridade mecânica da junta periférica do vidro isolante.

Barreira de estanquicidade do vidro isolante
Produto, geralmente à base de butilo, que assegura a estanquicidade à água ou gases no espaço compreendido entre os vidros do vidro isolante.


C

Câmara de Enchimento 
Pode ser preenchida com Ar tratado ou com Árgon, tendo influência no factor U.

Capa de baixa emissividade
Ver emissividade e baixa emissividade

Capa pirólitica
Capa obtida por projecção sobre o vidro de compostos metálicos, a alta temperatura, durante o processo de fabrico float.

Capa reflectante
Capa depositada sobre o vidro com uma significativa capacidade de reflectir raios visíveis e/ou das radiações de infra-vermelhos. Designação frequentemente utilizada para uma capa de controlo solar.

Capa Magnetrónica (sob vácuo/ campo magnético - cátodos) 
Capa(s) (Coatings) depositada(s) sobre o vidro através da projecção de metais ou compostos metálicos em câmara de vácuo num campo magnético.

Características energéticas e luminosas
Ou características espectrofotométricas. Conjunto dos valores de transmissão, de reflexão e de absorção das radiações solares pelas paredes em vidro.

CE
Ver Marcação CE.

Choque térmico
Diferença significativa de temperaturas, entre duas zonas próximas que, num vidro, pode provocar rotura que neste caso é normalmente designada rotura por choque térmico. A utilização de vidro temperado ou termoendurecido reduz este risco.

Coeficiente de sombra
Coeficiente utilizado nalguns países em substituição do factor solar. O coeficiente de Sombra obtém-se dividindo o factor solar g por 0,87. Para o vidro transparente com 3 mm de espessura é igual a 1.

Coeficiente U (anteriormente designado coeficiente k)
O coeficiente U é o fluxo de calor que passa através de uma parede com uma superfície de 1 m2, separando dois ambientes cujas temperaturas diferem de 1º Kelvin. É a característica determinante para a performance de isolamento térmico dos vidros duplos.

Corta-fogo
Produto que satisfaz os três critérios de resistência ao fogo REI: Resistência mecânica, Estanquicidade à chama e aos gases quentes ou inflamáveis, Isolamento térmico.